Desde que a Suprema Corte norte-americana classificou a Lei de Proteção ao Esporte Profissional e Amador (PASPA) como inconstitucional em 2018, a qual proibia a realização de apostas esportivas no país em esfera nacional, estima-se que cerca de US$ 10 bilhões tenham sido destinados a essa modalidade de apostas nos Estados Unidos.

AGA faz avaliação sobre as apostas esportivas nos EUA

Manuela Ferreira - 28-08-2019

Apostas esportivas nos EUADesde que a Suprema Corte norte-americana classificou a Lei de Proteção ao Esporte Profissional e Amador (PASPA) como inconstitucional em 2018, a qual proibia a realização de apostas esportivas no país em esfera nacional, estima-se que cerca de US$ 10 bilhões tenham sido destinados a essa modalidade de apostas nos Estados Unidos. Esse elevado montante serviu como incentivo para que a American Gaming Association (AGA) realizasse uma nova avaliação do mercado no país, considerando o potencial do setor.

De acordo com a entidade, atualmente os norte-americanos de 11 estados diferentes contam com opções confiáveis e regulamentadas para apostar com segurança. Outros dois estados, Oregon e Indiana, devem seguir por esse mesmo caminho muito em breve, assim como a capital do país, Washington, D.C. Com isso, nos próximos meses praticamente um a cada três norte-americanos em idade adulta estará vivendo em um estado onde as apostas esportivas estarão legalizadas.

A longo prazo, o objetivo é que mais estados do país legalizem a permissão das apostas esportivas em um ambiente controlado e seguro para os usuários, pois segundo consultas recentes, a grande maioria da população norte-americana aprova essa atividade como uma opção saudável de entretenimento e gostariam de ter essa alternativa à disposição.

O que foi a Lei de Proteção ao Esporte Profissional e Amador?

Também conhecida como “Bradley Act”, essa lei foi sancionada pelo então presidente dos Estados Unidos, George Bush, em 1992, e permaneceu em vigor durante pouco mais de 25 anos, permitindo somente algumas exceções, no que diz respeito a prática das apostas esportivas.

Apesar de não mencionar explicitamente os estados que estavam isentos a algumas de suas determinações, a Lei de Proteção ao Esporte Profissional e Amador não proibiu algumas das apostas em jogos de azar e loterias esportivas praticadas nos estados de Montana, Oregon e Delaware. A lei também preservou o status de Nevada em relação aos inúmeros cassinos de Las Vegas e de outras regiões do estado, muitos dos quais já ofereciam algum tipo de aposta esportiva.

Além disso, as atividades ligadas a apostas e cassinos que eram praticadas dentro de territórios de tribos indígenas norte-americanas também não sofreram interferência dessa lei.

O que os norte-americanos pensam sobre as apostas esportivas

Segundo um levantamento realizado pela AGA no início de 2019, aproximadamente 63% dos norte-americanos concordaram com essa decisão da Suprema Corte do país em derrubar a proibição das apostas esportivas. Além disso, cerca de 8 a cada 10 entrevistados declararam que são a favor da legalização dessa categoria de apostas no estado em que vivem. Em números, a estimativa é de quase 100 milhões de pessoas no país apostem atualmente ou tenham a intenção de apostar em um futuro próximo.

Ainda na época em que a Suprema Corte derrubou a lei de 1992, muito se discutiu sobre a implantação de uma taxa no valor das apostas esportivas, a qual seria repassada para as grandes ligas de esportes do país, que se consideram lesadas por não receber nenhuma parcela dos ganhos desse mercado. Em relação a esse tópico, somente 23% dos norte-americanos demonstraram concordância com a reivindicação das ligas, enquanto 55% se disseram contrários e 22% não possuíam opinião formada sobre o assunto.

Com um grande potencial, o mercado de apostas esportivas nos Estados Unidos movimenta cerca de US$ 6 bilhões somente na época do Super Bowl, e tem tudo para crescer no restante do ano e em relação a outras modalidades esportivas, além do futebol americano, mas para isso, a legalização e o acesso a plataformas de confiança é algo essencial.

O novo regulamento de apostas da AGA

O regulamento mais recente da AGA, divulgado há alguns meses, estabeleceu um novo conjunto de auto-regulamentações para o setor das apostas esportivas do país. Com foco especialmente em quais medidas são permitidas em termos de marketing e publicidade nessa indústria, o “Código de Marketing para as Apostas Esportivas” foi coordenado em alinhamento com os princípios defendidos pela associação.

Destinado tanto ao marketing de mídia tradicional como também ao digital, que não pára de crescer, esse código destaca com um cuidado maior nos detalhes, os compromissos das empresas em esfera individual e coletiva, além de ressaltar algumas limitações em relação ao público alvo que pode ter acesso as propagandas das apostas esportivas e em quais tipos de mídia essas propagandas podem ser veiculadas. Além disso, um dos principais pontos é a inclusão das definições de jogo responsável em anexo a publicidade.

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