O Brasil encontra-se oficialmente nas etapas iniciais dos esforços governamentais de reestruturação completa da economia do País numa tentativa de gerar mais recursos utilizáveis em prol de seus cidadãos.

Brasil se prepara para alienar loterias da Caixa

Manuela Ferreira - 19-08-2020

Caixa à vendaO Brasil encontra-se oficialmente nas etapas iniciais dos esforços governamentais de reestruturação completa da economia do País numa tentativa de gerar mais recursos utilizáveis em prol de seus cidadãos. Esse processo de privatização evidentemente envolve a Caixa Econômica Federal (Caixa), que incidentalmente também é responsável pela operação dos sorteios nacionais semanais de loterias, incluindo a Quina e a Mega-Sena, ambas presentes no site de jogos desde 1994.

Há rumores de que a primeira na fila de privatização será nada menos do que a seguradora da Caixa, denominada Caixa Seguradora. O presidente Jair Bolsonaro, figura polêmica por si mesmo, não esconde seu desejo de reduzir o banco federal e suas subsidiárias.

Negociações já em curso

O governo tem buscado uma abertura de capital com um aporte inicial de ao menos R$ 16 bi — a ser negociada publicamente na Bovespa, considerada uma das maiores bolsas no mundo em termos de valor de mercado.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, e encarregado de liderar a iniciativa de privatização e processos correlatos, confirmou no último mês à imprensa local que todo o portifólio de seguros, loterias e crédito do banco será vendido pela maior oferta até o início do próximo ano (2021).

Guimarães conduzirá, nesta semana, reuniões preliminares com potenciais investidores privados interessados. Diz-se que tais reuniões foram agendadas com o propósito de esboçar um panorama financeiro da abertura de capital a ser conduzida, bem como para discutir a planejada alienação das loterias da Caixa.

Um passado constrangedor

Tudo isso tem sido recebido de forma cautelosa pelas partes interessadas, principalmente por conta das repetidas tentativas fracassadas de concessão da unidade de loteria instantânea LOTEX da Caixa. Após 7 tentativas de alienação da LOTEX, o BNDES, que naquele momento possuía participação, eventualmente concordou em vender as loterias para o consórcio IGT-Scientific Games.

O Brasil agora está prestes a iniciar as campanhas eleitorais municipais em novembro — que são eleições em que se espera ainda mais atritos entre o País e as partes nacionais e internacionais interessadas em relação a alegações de corrupção presente no gabinete presidencial de Bolsonaro com líderes do PSL.

Copyright © 2024 www.cassinosparaobrasil.com.br